quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Au au au, ió io ió, miau miau miau miau, có có ró có

O mês de fevereiro vai iniciar um projeto bem ambicioso neste blog. A tentativa de fazer atualizações diárias de fotos dessa cidade/estado que me acolheu tão bem. Bremen, você é linda demais!!!

A estátua dos Músicos de Bremen fica bem no centro da cidade.
Os Músicos de Bremen ou Os Saltimbancos, como eles são conhecidos em português, é um dos pontos mais visitados da cidade. Dizem que se você vier a Bremen e tocar nas patinhas ou no focinho do burro, sempre voltará aqui e sempre terá boa sorte. Segundo o conto de fadas, esses quatro animais fugiram da fazenda onde eram oprimidos, obrigados a trabalhar noite e dia sem parar e onde seriam sacrificados depois de fracos e velhos e foram à procura de uma vida melhor como músicos na cidade de Bremen. 



Esse conto de fadas faz parte da seleção de estórias compiladas pelos irmãos Grimm porém a tradição de um quarteto musical que tocava pela cidade de Bremen existiu de verdade e data do século 14. Na estória os quatro bichinhos escolheram fugir para Bremen porque esta cidade seria o paraíso para os forasteiros. Um lugar onde independentemente de onde viesse, o recém-chegado poderia se sentir em casa. Um belo e antigo exemplo da fama acolhedora que Bremem mantém até hoje. Embora na ficção eles tenham desistido de continuar a viagem e nem chegaram de fato à Bremen, sua estátua no centro da cidade prova o contrário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário