Samstag, 11. Februar 2012

Metamorphose

Essa foto vem do site oficial do carnaval de Bremen. Querem dar uma olhadinha? Cliquem aqui.
Hoje pela 27ª vez, o centro de Bremen deu espaço para o carnaval de samba. O sul da Alemanha é  predominantemente católico e o norte é protestante. No sul existe a tradição de se festejar o carnaval enquanto no norte as pessoas torcem o nariz e acham isso tudo uma grande besteira. Desculpa esfarrapada pra encher a cara e se comportar mal, é o que muitos acham. Ou achavam, porque há 27 anos, a partir da idéia de Janine Jaeggi, uma alemã apaixonada por fantasias carnavalescas e pelo som dos tambores, surgiu um carnaval de samba aqui em Bremen que vem crescendo em popularidade a cada ano. 

Como a própria Janine explicou em entrevista no ano passado, quando começaram, eles eram um grupo de amigos que sonhavam com o calor do Brasil e resolveram fazer essa brincadeira de desfilar fantasiados pela cidade. A idéia foi ficando cada vez maior, esse grupo de amigos acabou virando uma espécie de associação e grupos de samba do país inteiro se juntam a eles pra animar o centro de Bremen nesta época do ano.
Os organizadores do Bremer Samba Karneval, como é conhecido o evento, passam o ano todo produzindo fantasias incríveis. Exatamente às 11:11 eles se juntam na Marktplatz, praça principal do centro da cidade e fazem uma espécie de apresentação com máscaras, música e muita fantasia que representa um determinado tema. O deste ano foi "metamorfose" e foi lindo! Vejam um pouco de como foi  nesse video do jornal local Wesser Kurrier.

A primeira mulher dar entrevista no video é Janine Jaeggi, a idealizadora e organizadora do evento. Segundo o website deles: Tudo em Bremen é um pouco diferente - inclusive o carnaval.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen